Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T19:26:43-03:00
Esse assunto é fácil se você usar um pouco de imaginação pra ligar cada Figura de Linguagem. :)

A COMPARAÇÃO é aquela Figura que você compara as coisas. Sempre dá pra identificar porque ela sempre vem no estilo "Tal coisa É COMO alguma outra coisa". Sempre tem uma palavrinha no meio que compara.
A METÁFORA é bem parecida com a comparação, mas ela procura pegar características em comum entre como duas e não comparar. Exemplo: Aquela menina é tão cheirosa que parece uma flor.
Conseguiu ver a diferença?!
A ONOMATOPÉIA é a represarão escrita de sons. Quando queremos "descrever o som de um tiro", por exemplo, não dizemos que é "pow! pow!"? Ou quando queremos nos referir ao som do gato, não dizemos que ele faz "miau"? Onomatopéia é isso.

O EUFEMISMO é usar um termo para "diminuir" o impacto de algo desagradável, sabe? Algo muito forte e incômodo de ser dito/houvido. Quando uma pessoa morre, você não diz que ela morreu, assim, seco, você diz que ela "virou uma estrelinha". Isso é um eufemismo, usar "virar uma estrelinha" no lugar de "morreu". Outro exemplo: quando alguém pergunta se está feio, você diz que está bonitinho. Haha!

A ANTÍTESE são coisas de sentidos opostos perto uma da outra. Só isso. Exemplo: O dia estava frio e meu café estava quente.
Quente. Frio. Entendeu?

A HIPÉRBOLE é exagerar alguma coisa. Por exemplo: dizer que "estou acordada há séculos" como forma de dizer que estou acordada há muito tempo é uma hipérbole. Entendeu? Você exagera. É com dizer que tal coisa é a melhor coisa do mundo só porque ela é muito boa. É uma hipérbole.

PROSOPOPÉIA é quando nós damos emoções/características humanas a objetos ou animais.
Prosopopéia é uma das coisas que vemos muito em filmes infantis. Lembre disso que você não vai esquecer o conceito. Por exemplo: o filme a Bela e a Fera, se fosse um texto, teria muitos casos: o castiçal com características humanas, o armário com características humanas, as xícaras de chá com características humanas e até mesmo a própria Fera. ;)

E, por último, tem o PLEONASMO, que é só uma repetição desnecessária de palavras. Por exemplo: "subir pra cima". Quando falamos "subir", nós sabemos que a direção é pra cima, então não seria necessário falar isso.

Espero ter ajudado! Desculpe algum erro gramatical, mas esses teclados de celular e corretor automático não ajudam muito. Bons estudos!
1 5 1
2014-05-05T22:07:17-03:00
Vou exemplificar pra vc entender melhor
comparação  ex:  és linda como uma rosa(comparou)
metafora    ex: essa moça é uma gata (duplo sentido)
onomatopeia ex: miar ,piar , zum zum (sons ,cantos ruídos )
eufemismo ex: ele foi desta para uma melhor (suavizou a noticia da morte)
antítese ex: do riso se fez o pranto( sentido oposto )
hipérbole ex: quase morri de estudar (exagero)
prosopopeia ex: o galo cantou de madrugada(atribui sentimentos humanos a seres irracionais pois o cantar é humano)
pleonasmo  ex: magoar -te a ti ( repetição desnecessária)
 
espero ter ajudado