Respostas

2014-05-05T18:42:39-03:00
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam. Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa. Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando asmicorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.  Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral. As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta. Certos grupos de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados líquens. Estes serão discutidos posteriormente Estes fungos associam-se a outros seres e ambos os organismos são beneficiados. Os líquens são exemplos deste tipo de associação, onde o fungo une-se a uma alga. As algas portadoreas de clorofila, são capazes de realizar a fotossíntese e compartilham a matéria produzida com o fungo, que por sua vez retém água e protege a alga da desidratação    

1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-05T19:03:27-03:00
Fungos Mutualísticos:

Estes fungos associam-se a outros seres e ambos os organismos são beneficiados.
Os líquens são exemplos deste tipo de associação,onde o fungo une-se a uma alga.As algas portadoras de clorofila,são capazes de realizar a fotossíntese e compartilham a matéria produzida com o fungo,que por sua vez retém água e protege a alga da desidratação.



1 5 1