Respostas

A melhor resposta!
2013-06-15T18:28:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Fatima,

 

A forma ageral reduzida da equação da reta é:

 

y = b + ax

onde:

            b = coeficiente linear

            a = coeficiente angular = (y2 - y1) / (x2 - x1)

 

a) A(1 , 1) e B (-1 , -5)

     a = (- 5 - 1) / (-1 - 1) = -6 / -2 = 3

Em A(1, 1)

                    1 = b + 3(1)

                     b = - 2

        eq reta:

                         y = -2 + 3x

 

b) A (-2 ,-2) e B (2 ,4)

      a = [4 -(-2)] / [2 -(-2)] = 6 / 4 = 3/2

Em B(2, 4)

                   4 = b + 3/2(2) = b + 3

                    b = 1

eq reta:

                         y = 1 + 3/2x

2 5 2
2013-06-15T18:39:09-03:00

Olá!
Se é uma reta, é uma função do primeiro grau:

f(x) = ax + b

 

a) Temos um sistema:

\left \{ {{1 = a + b} \atop {-5 = -a + b}} \right

 

Isolando o B:

\left \{ {{1 = b} \atop {-5 = b}} \right

2b = -4

b = -2

 

Agora resolvemos o "a":

1 = a + (-2)

a = 3

 

Então temos a equação:

f(x) = 3x -2

 

b) \left \{ {{-2 = -2a + b} \atop {4 = 2a + b}} \right

 

Isolando o B:

\left \{ {{-2 = b} \atop {4 = b}} \right

2b = 2

b = 1

 

Agora resolvemos o "a":

-2 = -2a + (1)

a = \frac{3}{2}

 

Então temos a equação:

f(x) = \frac{3}{2}x +1

 
1 2 1