Respostas

A melhor resposta!
2014-05-06T14:03:59-03:00
Bom, se você prestar bem atenção, a questão pede apenas o domínio da função, ou seja QUE NÚMEROS podem ser utilizados para que a função exista e seja REAL.
Ele cita que, para que exista uma resposta, o que está dentro da raíz quadrada tem que ser maior ou igual a zero, por que não existe número real negativo cuja a raíz quadrada é real.
então substitui-se o que há no "seno" por z, para que o senz seja maior ou igual a zero, daí vocÊ encontra os valores baseados na inequação, x - pi/4, que varia num intervalo de 0 a pi, por os angulos maiores que pi [maiores que 180º] resultarão em números negativos [que não tem raíz quadrada] logo, você terá esse intervalo, daí é só substituir. Espero que tenha entendido.

2 5 2
Aeeee, obrigada! Eu não encontrava uma pessoa que soubesse isso, finalmente uma solução. Sua resposta tem coerência. Valeu!
Como coloco que a sua foi a "melhor resposta"?
não precisa, só em ver que você tá bem, já me sinto bem também
Prontinho. rs Fica com Deus.
2014-05-06T14:20:46-03:00
Primeiro ele atribui que z = x - pi/4 para ficar mais simples => sen(z)

Na primeira parte que ele diz que sen(z) >= 0 , ele faz isso é por que não pode existir raiz de número negativo, logo a função sen dentro a raiz tem que ser maior que zero.

Sabendo disso, no ciclo trigonométrico você deve saber que para  a  função seno ser sempre maior que zero tem que estar entre 0 e 180° ou seja, entre 0 e pi, certo?

Entao ele pega a função e faz isso: 
0 < sen(z) < pi 
O ciclo trigonometrico ta desenhado la so pra exemplo pra mostrar onde a função seno é sempre positiva.

Se vc entendeu ate aqui, o resto fica mais facil pois agora  y = raiz (sen(z)) se transformou numa inequação trigonometrica :


0 < sen(z) < pi  e lembre-se que z = x - pi/4

Ae ele resolve a inequação trigonométrica que é a mesma coisa de resolver uma inequação normal e pronto.

A resposta final é a resposta da inequação resolvida.

O ponto dessa questão é você perceber que como a função está dentro de uma raiz você tem que atribuir isso a uma regra que a regra é:
Nao existe raiz de numero negativo , logo a função sen la dentro tem que ser sempre maior que zero. Depois vc ver ate onde a função seno é maior que zero e vai virar uma inequação trigonometrica. Depois só resolve-la.


Essa é o raciocínio de como ele resolveu a questão.


;)

1 5 1
Obrigada!
Mission Complete ! kkk =)
haha
Agora vou fundo em trigonometria!
É isso ae , vamo que vamo xD