Respostas

2014-05-06T16:32:10-03:00
É uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo. 

Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé. 

Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islão já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na península Ibérica, bem como na direcção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islão atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios. 

A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca. 

O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao Islão.
A melhor resposta!
2014-05-06T16:38:56-03:00
Islamismo é a religião que considera Maomé o Profeta, Alá o Deus, ou seja, são os maometanos. Em relação ao livro fundamental existem dois; o Corão, que é seguido pela seita Xiita e é mais rígido; e a Sunna, que é seguido pela seita Sunita. Os princípios ou obrigações de todo islâmico são: Orar 5x ao dia com a cabeça voltada para Meca (cidade santa dos muçulmanos); Peregrinar à Meca pelo menos uma vez na vida e girar em torno da Caaba 40 vezes orando; Fazer jejum no período do Ramadã; Praticar caridade.
Curiosidades: o calendário deles é diferente do nosso, para eles o primeiro dia da história é considerado o dia em que expulsaram Maomé de Meca, momento conhecido como Hégira.
Espero ter ajudado =)
1 5 1