Respostas

2014-05-06T18:35:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1,333... = 1 \frac{3}{9} = \frac{12}{9} = \frac{4}{3}

0,166... =  \frac{16-1}{90} = \frac{15}{90} = \frac{1}{6}

 \frac{4}{3}+ \frac{1}{6}=-->mmc(3,6)=6

 \frac{8+1}{6} = \frac{9}{6} = \frac{3}{2}

Letra e
1 5 1
Olá Poty muito obrigado entendi o seu calculo porém não sei com chegar em uma das respostas do exercício. : (
Desculpa mas está errada a resposta .Vou editar.
OK ^^ muito obrigado!
'-'
A melhor resposta!
2014-05-06T18:45:18-03:00
A soma de dízimas periódicas .

Primeiro você determina as frações geratrizes da cada dizima e efetua a soma.

x=1,333....
x=1+0,333...\\
\\x=1+ \frac{1}{3} ~\to~ \frac{3}{3} + \frac{1}{3} = \boxed{\frac{4}{3} }

y=0,1666...*(10)\\10y=1,666...
10y=1+ \frac{2}{3}\\
\\10y= \frac{3}{3} + \frac{2}{3} \\
\\10y= \frac{5}{3} \\
\\30y=5~~\to~ \frac{5}{30} ~\to~\boxed{ \frac{1}{6} }

Fazendo a soma

\boxed{x+y}

 \frac{4}{3} + \frac{1}{6} = \frac{8+1}{6} ~\to~ \frac{9^{\div3}}{6^{\div3}} ~\to~\boxe{ \frac{3}{2} }

Solução alternativa E
1 5 1
MUITO OBRIGADO!
:D
Da forma que resolveu consigo entender perfeitamente!
Minha preocupação aqui no site é esta , fazer as coisas de forma que as pessoas entendam . Obrigado :D