Um osso de galinha foi deixado de melho em vinagre e, depois de alguns dias, ficou mole e flexível. Isso aconteceu porque o ácido acético, substância presente no vinagre, removeu parte do material intercelular do osso. Que parte desse material deve ter sido removida? Que tipo de substância deve ter restado no osso? justifique suas respostas.

2

Respostas

2013-06-16T14:41:10-03:00

embora  o vinagre te um nivel corrosivo fraco ele é capaz de destroir moleculas de calcio (que da rigidez aos ossos)

3 4 3
A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-06-16T14:48:43-03:00

A matriz extracelular do osso, isto é, a porção externa do osso, é composta basicamente por fibras colágenas do tipo I e hidroxiapatita (fosfato de cálcio cristalino).

 

As fibras colágenas do osso são responsáveis por conferir resistência a sua estrutura, enquanto a hidroxiapatita é responsável por conferir dureza. Sem a porção calcificada do osso (hidroxiapatita), a estrutura óssea se torna mole porém ainda resistente. Sem a porção fibrosa do osso, a estrutura permanece rígida porém quebradiça.

 

Portanto, a parte removida corresponde à hidroxiapatita (parte calcificada), restando principalmente as fibras colágenas.

6 5 6