Respostas

2014-05-06T19:59:15-03:00
É toda oração que se associa a uma oração principal e exerce uma função sintática (sujeito,objeto,adjunto adverbial..) em relação a principal.
A Oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento.

Exemplos:
Aguardo que você chegue.
Nessa frase há duas orações: "Aguardo" e "que você chegue". Como a oração "que você chegue" está completando o sentido do verbo transitivo direto "aguardo", portanto, esta oração exerce função sintática do objeto direto, sendo assim uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
A melhor resposta!
2014-05-06T20:02:06-03:00
De forma resumida, é a oraçao q se subordina a ouutra, ou seja, nao tem sentido sem a outra
ex;
É bom que voce compareça a minha festa
1 5 1