Respostas

2014-05-06T20:29:55-03:00
E um bloco que e formado pelos paises da america do norte =estados unidos 
canada e mexico
2 1 2
A melhor resposta!
2014-05-06T20:37:59-03:00
O Nafta (Acordo de Livre Comercio da América do Norte), é uma zona de livre comercio que reúne  os Estados Unidos, Canadá e México. Esse acordo começou a vigorar no ano de 1994, quando os países-membros decidiram eliminar gradativamente as barreiras comerciais cobradas sobre mercadorias e produtos comercializadas entre eles. O Nafta tem o objetivo de criar mecanismos econômicos, eliminar as barreiras comerciais (que podem ser estabelecidas pelos governos com o objetivo de controlar o intercambio internacionais de mercadorias por meio de tarifas, taxas, cotas e licenças), possibilitar condições para que haja concorrência justa entre os países membros dentro da área de livre comércio, entre outras. Os Estados Unidos, a maior potencia econômica do mundo, ocupam uma posição privilegiada da Nafta, respondendo por cerca de 85% do PIB total do bloco, enquanto o Canadá e o México participam apenas 9% e 6%. Além disso, os Estados Unidos ainda possui o maior mercado consumidor deste bloco. Enfim, com essa posição privilegiada do EUA, considerando os demais membros do bloco, ampliou a dependência do México e também do Canadá em relação à economia norte-americana.
2 5 2