Respostas

2013-06-16T15:47:11-03:00

O sangue é vermelho porque muitas das suas células (glóbulos vermelhos) contêm um pigmento chamadohemoglobina. Esta hemoglobina é rica em ferro que, oxidado (quando recebe o oxigénio que inspiramos), apresenta a tonalidade vermelha

A ferrugem (que provém da oxidação do ferro) apresenta-se também com cor avermelhada.


Pode-se ainda verficar que o nosso sangue pode apresentar-se de um vermelho vivo (sangue arterial) ou um vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigénio às células, é de um vermelho vivo. Posteriormente, recebe o Dióxido de Carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigénio é muito menor.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-16T16:08:59-03:00

O sangue é vermelho porque muitas das suas células (glóbulos vermelhos) contêm um pigmento chamadohemoglobina. Esta hemoglobina é rica em ferro que, oxidado (quando recebe o oxigénio que inspiramos), apresenta a tonalidade vermelha

2 4 2