Respostas

2014-05-07T12:54:11-03:00
Ligações Iônicas são um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. No sal de cozinha, as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles tem alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força similar às ligações covalentes. 



A ligação iônica ocorre somente se a variação da energia total da reação é favorável -- quando os átomos ligados tem energia mais baixa que os átomos livres. Quanto maior a variação da energia total, mais forte se torna a ligação. 

Estudos revelaram que não existe ligação iônica pura. Todas ligações iônicas tem um grau de ligação covalente ou ligação metálica. Quanto maior a diferença na eletronegatividade entre dois átomos mais iônica se torna a ligação. Compostos iônicos conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução. Eles geralmente tem um alto ponto de fusão e tendem a ser solúveis em água. 

As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas. 

Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os átomos, comparando, seriam as letras e as moléculas seriam as palavras. Na escrita não podemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas letras teremos casa que já tem o seu significado. 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-07T13:05:05-03:00
Ligação iônica  ocorre entre um metal e um ametal. nela existe uma DOAÇÃO de elétrons. é uma ligação fraca, que pode ser  quebrada facilmente, pois a unica força de atração entre os átomos é devido a diferença de cargas (o que doa elétrons fica positivo e o que ganha fica negativo) 

Ligação covalente é o compartilhamento de elétrons. é uma ligação muito complicada de ser quebrada. 
Ligação metálica sempre ocorre entre  2 elementos químicos do grupo dos metais , na tabela periódica os metais estão separados dos ametais, por isso os metais são bons condutores de corrente elétrica.


2 5 2