Respostas

2014-05-07T15:06:18-03:00
Olá, Antoniojuniorno.

Na frase ''O amor de mãe é especial, pois ela nos ama desde o primeiro momento'' a locução adjetiva é de mãe e substitui o adjetivo materno.

Bons estudos! 
1 5 1
2014-05-07T15:52:46-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Boa tarde.

Primeiro é preciso compreender que toda palavra encaixa-se em algum "grupo" de palavras, o que chamamos de classes gramaticais. As palavras são definidas pela função que exerce, e dependendo dessa função ela vai fazer parte dessa ou daquela classe. 
Aqui é preciso entender especificamente uma dasse gramatical: o adjetivo.
O adjetivo é a classe de palavras que tem a função de classificar o substantivo (classe de palavras com a função de dar nome aos seres, objetos, lugares, etc), dando-lhe uma qualidade, característica. Ex:

O menino é feio.

Menino é o substantivo, feio é uma característica do menino, logo é um adjetivo.

Moro em uma cidade grande.

Cidade é um substantivo, pois dá nome à um lugar, e grande é um adjetivo.

Entendeu?

Pois bem, locução é um grupo de palavras, logo, locução adjetiva é um grupo de duas de palavras que podem ser substituídas por um adjetivo, ou seja, que trate da caraterística do substantivo.

No exemplo dado na sua questão temos:

"O amor de mãe é especial, pois ela nos ama desde o primeiro momento" 
Veja que na primeira parte da oração (se quiser depois eu te explico o que é oração) o substantivo é o amor, e a característica dele é "de mãe", que pode ser facilmente substituído por materno, e portanto esta é a locução adjetiva.

Espero ter ajudado.
Um abraço.