Respostas

2014-05-07T16:18:31-03:00
Comida 

A comida mexicana é geralmente muito apimentada, com fortes temperos, claro, muita pimenta e apesar disso México é um país bem quente. Ingredientes como tomates, chilis, peru, baunilha, chocolate e milho, eram consumidos na era pré-colombiana; foram trazidos pelos espanhóis outros ingredientes como, carnes de vaca, porco e frango, trigo, cebola, alho e laticínios. Da fusão de todos esses elementos surgiram vários pratos típicos e exóticos. Além dos pratos, existem os “Antojitos”, que são aperitivos mexicanos que assemelham-se às “tapas espanholas”. O nome vem de “antojo”, que significa “desejo”, “capricho” ou “o que você fantasia”.


Cultura 

As artes plásticas do México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré-colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesse. 

A atividade arquitetônica, sobretudo de edifícios religiosos,foi intensa a partir da conquista do território pelos espanhóis. A arte colonial é fruto não só do traslado das formas plásticas européias para outro continente, mas também de sua adaptação à mentalidade e às tradições profundas de suas terras de adoção. 

O barroco mexicano do século XVIII, muito bem caracterizado, levou ao extremo a decoração deslumbrante de fachadas e interiores. Escultura, pintura e ourivesaria foram postas a serviço dessa arte que tanto se arraigou em terras mexicanas.

Dança

A banda de mariachis é originária de Jalisco. Normalmente interpretam músicas rancheiras cujos temas podem variar, mas sempre abordam temas românticos. O corrido, uma balada folclórica narrada em rimas de quatro versos, derivada da romanza espanhola, é provavelmente a maior contribuição mexicana à música folclórica da América. 

Outras danças que se destacam é o danzón, o cha-cha-cha, a sadunga, a jarana e o jarabe tapatío. São interpretes e compositores famosos da música mexicana, entre outros: Agustín Lara, Jorge Negrete, Pedro Infante, Chavela Vargas, Lucha Reyes, Miguel Aceves Mejía, José Alfredo Jimenez, Armando Manzanero y Los Panchos.
As danças mais conhecidas são as dos concheros e dos voladores.