Respostas

2014-05-07T19:38:22-03:00
Afélio (do latim "aphelium", derivado do latim "apos", que quer dizer longínquo), é o ponto da órbita em que o planeta, ou planetóide, está mais afastado do Sol. Quando se trata de um planeta que orbita uma estrela que não o Sol, esse ponto é denominado apoastro. As órbitas de todos os planetas são sempre elípticas, tendo sempre um ponto mais afastado (afélio) e um ponto mais próximo (periélio). A distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita. O planeta Terra passa no afélio no dia 4 de Julho de cada ano. 

Em astronomia, o periélio (ou perélio), que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planetóide, asteróide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita. Quando o corpo em questão estiver orbitando qualquer outra estrela que não o Sol, utiliza-se o nome genérico periastro para identificar esse ponto.

Afélio e periélio corresponde a maior e a menor distância respectivamente que a Terra atinge em relação ao Sol em sua viagem pelo universo. Considerando que a volta dos planetas em torno do Sol não é um círculo e sim uma elipse e a terra em sua elíptica em torno do Sol, quando atinge a maior distância, denominamos de afélio. A menor distância , é o que chamamos de periélio.
3 5 3