Respostas

2013-06-17T11:26:03-03:00

Nesta ordem:

  Prófase: Fase em que ocorre a condensação ou espiraliazção dos cromossomos. Eles se tornam mais curtos e espessos. O nuclúolo desaparece, há o deslocamento das fibras de áster que se tornam fibra polares e por último ocorre o desaparecimento da carioteca.

 Metáfase: Os cromossomos se unem as fibras polares e são deslocados até o equador da célula (região mediana). É formada a placa equatorial e os cromossomos assumem sua condensação máxima.

 Anáfase: Nessa fase há a separação das cromátides-irmãs que dão origem aos cromossomos-irmãos. Esses cromossomos são transportados pelas fibras de fuso até os polos da célula. Vale lembrar que o material genético de um pólo será exatamente igual ao material genético do outro.

 Telófase: Essa é a última fase da cariocinese. Nela acontece a reorganização do nucléolo, formação de nova carioteca e desespiralização dos cromossomos. Ao final dessa etapa o novo núcleo terá o mesmo patrimônio genético do núcleo inicial e seu aspecto será semelhante ao núcleo no período interfásico.

1 5 1
2013-06-17T12:48:33-03:00

Resumo das 4 fases da mitose ...

Intérfase, é o período do aumento das células

Prófase, os cromossomos se individualizam e duplicam

Metáfase, os cromossomos se condensam ao máximo

Anáfase, deslocamento dos cromossomos para os pólos

1 4 1