Catadores são qualificados para atuar nos estádios da Copa do Mundo

Cinco toneladas de lixo deverão ser produzidas durante as partidas. Material coletado será encaminhado para a reciclagem, aterro ou compostagem, conforme o tipo.

Seguindo os critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a FIFA (Federação Internacional de Futebol) está capacitando 840 catadores de material reciclável em todo o país para atuar dentro dos estádios durante a Copa do Mundo. “Vamos coletar o material reciclável e encaminhar para a reciclagem, coletar o lixo orgânico para o aterro ou para a compostagem, tudo com a participação dos catadores, como orienta a PNRS”, destacou o diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação, Victor Bicca.
Fonte: Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/03/catadores-sao- qualificados-para-atuar-nos-estadios-da-copa-do-mundo>. Acesso em: 12 mar. 2014.

TEXTO 2:

O lixo, segundo Miura (2004), representa para os catadores seu meio devida, a condição para garantir sua sobrevivência, a sua integração no mercado de trabalho, sem deixar de ter
a conotação negativa construída socialmente em torno do lixo, ou seja, lixo é aquilo que é jogado fora, que gera asco, discriminação e preconceito.
Essa ambiguidade que representa o trabalho com o lixo fica evidenciada no discurso de um catador entrevistado: “É um serviço ruim, mas é um serviço digno, eu tô fazendo um serviço digno, eu tô ganhando o meu dinheiro limpo, né. É um serviço sujo mas eu tô ganhando meu dinheiro limpo, né.”
Fonte: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n2/08.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.

Com base nas informações, apresente o seu ponto de vista considerando a temática “O papel dos catadores na gestão dos resíduos sólidos”. Elabore uma argumentação coerente para expressar sua opinião.

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-08T01:33:39-03:00
Penso que estas iniciativas são de grandes importâncias, e de fundamental organização para o meio ambiente, mas existem fatores que precisam ser pensados, pois, além disso, envolvem os elevados custos e as novas mudanças na infra-estrutura em toda a parte do processo. Entretanto, é bastante evidente que o foco crítico fundamental consiste no fortalecimento dos elementos da Educação Ambiental, a qual possibilitará aos cidadãos uma nova forma de lhe dá com o meio ambiente e de como tratá-lo. Nesta perspectiva, é importante que existam pessoas capazes de trabalharem neste tipo de serviço, e que por meio deles exista uma intervenção no que diz respeito a organização desses resíduos. É sabido que, desde a intervenção do modelo capitalista, a qual pertence a grande maioria das sociedades, sobretudo nos centros urbanos, o consumo tornou-se algo bem acentuado, e que  O desenvolvimento de tecnologias para a produção em massa de produtos variados vem causando forte impacto junto à população, implicando numa crescente procura de resolução para os problemas ambientais. Sendo assim, a questão do lixão vai muito além de uma coleta dos catadores de resíduos recicláveis,  mas sim de um meio ambiente propicio para uma vida digna e segura, em que as pessoas possam sentir-se confortáveis com o espaço em que vive.
Entretanto, percebe-se que a vasta expansão territorial impossibilita uma fiscalização precisa em relação às atividades que vão contra a lei. Além disso, existem outros motivos para um progresso mais lento no cunho ambiental, tais como a privilegiada diversidade da matriz energética, a explícita desigualdade de classes, a ainda elevada taxa de analfabetismo dentre outros fatores.
5 2 5