Respostas

A melhor resposta!
2014-05-09T15:47:08-03:00
Assim como todos os grandes homens de sua época, há vários relatos diferentes para a sua vida ... este é apenas um dentre vários outros que podemos encontrar entre os escritores gregos de sua época. 

Sócrates nasceu em 470 a.C. (ou talvez em 469 a.C.) na cidade de Atenas, perto da região de Alopeke. Era um vilarejo razoavelmente pobre, que ficava fora das muralhas de cidade a mais ou menos 30 min de caminhada. Seu pai era um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, sua mãe uma parteira. 

Qualquer pessoa que tivesse de trabalhar para sobreviver, nesta época, não era muito bem vista, afinal os atenienses deixavam seus trabalhos para os escravos. A família de Sócrates não era escrava, mas não possuíam também qualquer escravo que trabalhasse por eles, viviam por conta própria procurando por locais onde precisassem de seu trabalho. Entretanto a vida não era tão difícil, naquela época Atenas estava ficando cada vez mais rica, e os trabalhos de construções apareciam a toda hora. 

Sócrates vivia uma vida normal, tentando aprender o ofício de seu pai, o que ele achava complicado demais, e tendo uma vida comum. Não foi para a escola, nem aprendeu a ler, ou a escrever, embora tivessem algum dinheiro os professores eram caríssimos, chegou a fazer alguns cursos, como música ou condicionamento físico. Muitas vezes os amigos zombavam dele pela sua incapacidade de trabalhar o mármore, mesmo quando aparecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando tudo. 
2 5 2
2014-05-09T15:47:47-03:00
Darei uma versão resumida do que sei.
Sócrates, nasceu em Atenas, seu pai era escultor, sua mãe era parteira.Foi casado e teve três filhos.
Para a época não se poderia considerá-lo um aristocrata.
Era feio de aparência, mas carismático ao extremo. Uma pessoa paciente, simples, extrovertida que além de possuir uma mente brilhante, tinha um domínio de sí próprio a toda prova.
Essas qualidades fizeram dele um filosofo, buscava questionando a todos de forma indistinta(ricos e pobres), ensinar através de seu método( Maiêutica) os indivíduos a pensar e a Conhecerem-se a si mesmos.
O fato de entrar em contato com todos (ricos, escravos) gerou na aristocracia Grega, o temor por seus ensinamentos levarem o povo a subversão. Considerado uma ameaça a ordem política, foi preso, julgado e condenado. A sentença exigia que parasse de ensinar ou que morresse tomando cicuta(veneno). Ele preferiu a morte a ter que se subjugar.
Não deixou seu método de ensinar escrito. É considerado o Pai da filosofia e para muitos o melhor filosofo de todos os tempos.
Sócrates - (470-399 a.C) São consideradas três fontes primárias acerca da biografia de Sócrates: os autores Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates e Apologia de Sócrates), Aristófanes (As Nuvens) e Platão, em seus Diálogos. Não deixou nada escrito, e o retrato de sua pessoa diverge consideravelmente nos três autores. Na comédia de Aristóteles, Sócrates aparece sem nenhum glamour de circuspecto filósofo. Já em Platão ele é eleito o pai da doutrina da Academia, tornando-se seu porta-voz