Respostas

2014-05-09T18:06:53-03:00
Tudo que se conseguiam nas cruzadas ao oriente médio como por exemplo tapetes
2014-05-09T18:08:14-03:00
Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais activo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.
Usufrui do estabelecimento de ensino superior mais antigo da Turquia, a Universidade de Constantinopla, ainda uma Universidade Técnica, e as Universidades de Mármara, do Bósforo e de Yildiz.
Constantinopla continua a cidade e centro econômico mais importante, mas Bagdá rivaliza de perto e surge Veneza aumentando em importân­cia, à medida também que surge um novo eixo eco­nômi­co e rota comercial: do Báltico–Mar do Norte, ainda em­brio­nário. Du­rante os próximos séculos uma questão fun­damental no Mediterrâneo era o con­trole da costa Adriática, disputada pela Hungria e Veneza, uma vez que ela co­mandava a principal rota de ligação entre o Mediterrâneo e o Norte europeu (a segunda rota, rival, era paralelo à primeira, a Oeste, tocando o porto de Gêno­va, arqui‑rival de Veneza e, por essa mesma razão, aliado ‘natural’ da Hungria). Na extremidade Oeste prossegue, ainda em seus está­gios iniciais, a reconquista da peninsula ibérica pelos ‘europeus’, ou cristãos, aos ‘mouros’, ou muçulmanos.