Respostas

A melhor resposta!
2014-05-09T20:43:34-03:00
O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos que promovem a confecção de proteínas que serão levadas às diversas partes da célula através do Golgi.
Funciona assim: Após fabricada a proteína, uma vesícula é destacada do RER juntamente com membranas e serão depositadas na face cis do Golgi. Esta deposição constante de membranas é que manterá o Golgi. Se o trafego de membranas do RER para o Golgi parar, este acaba por sumir, pois são as membranas do RER que o "confeccionam". Da mesma forma estas membranas passam para a face trans, onde as proteínas e enzimas, ao longo do Golgi, podem sofrer modificações e receber açucares. Na face trans do Golgi haverá também um destacamento de vesículas, que irá levar enzimas, proteínas e membranas (fosfolipideos) para diversas partes da célula, dependendo do sinal(proteínas especificas) que as vesículas possuem na sua membrana. 
Vesículas que brotam da face trans do Golgi e que possuem proteínas sinais na membrana específicos para os lisossomos, vão em direção a essa organela e a vesícula e a membrana do lisossomo se se fundem. Assim, o Golgi leva membrana ao lisossomo e diversas enzimas que servirão para sua função de digestão, e também proteínas.

Assim, o RER é quem mantém o Golgi ativo devido à deposição de membranas, e este é o que mantém os lisossomos ativos através, também, da deposição de membranas e de enzimas, responsáveis pela sua função.

Espero poder ter ajudado. E desculpe se talvez eu falei alguma coisa que não ficou muito clara, porque este é um assunto que eu estou estudando no momento na facul. ;)
8 5 8