Respostas

2014-05-09T20:19:43-03:00
A África não é um pais e sim um continente com diversos países onde há muita desigualdade social por conta da sua enorme população e o dinheiro q tem lá esta concentrado em poucas pessoas
2014-05-09T22:23:24-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

É preciso perceber que a África é um continente com vários países.

Isso claro, a situação de pobreza e os conflitos que marcam muitos dos países do continente africano se deve, em grande parte, à situação histórica enfrentada pelos povos que o habitam. Durante séculos, boa parte dos povos africanos África foram atacados e  dominados por países europeus, como Portugal, Inglaterra, França e Bélgica,

Para melhor dominar esses povos, os europeus estimulavam brigas, intrigas, levando a conflitos e aproveitando para comprar os prisioneiros para servirem enquanto escravos. Dessa maneira, muito ressentimento e raiva entre eles foram gerados, bem como milhões de africanos morreram ou foram escravizados e levados para países como o Brasil. Com isso, a cultura de muitas tribos e povos, bem como suas sociedades, foram desestruturadas e perdidas.

O neocolonialismo no final do século XIX e primeira metade do século XX obrigou a que muitos africanos deixassem de trabalhar em suas plantações para coletarem marfim e outros produtos para os europeus, em muitos casos, as mulheres e crianças das tribos eram mantidas enquanto prisioneiros até que as quantidades de produtos desejados fosse obtida.  Quando não se conseguia cumprir, as mãos e pés das pessoas eram cortados, conforme visto nas fotografias em anexo (realidade do Congo durante o domínio belga).

Complicando ainda mais essa situação, os europeus dividiram o território do continente africano sem considerar os povos que lá estava, colocando sob um mesmo território povos que eram inimigos e, muitas vezes, estimulando os conflitos entre eles. Assim, para ficarem livres, já na segunda metade do século XX, muitos povos africanos que eram inimigos, mas estavam sob o mesmo território, acabaram unindo forças contra os europeus para obterem sua independência, deixando, por um momento, suas diferenças de lado.
 
Após obterem sua independência, os velhos ressentimentos e os conflitos históricos, bem como disputas de poder entre clãs e tribos, levaram às guerras, que ainda hoje assolam a região.

Além disso, os europeus no continente africano não se miscigeram tanto como ocorreu na América, gerando problemas como o Apartheid, que impedia o acesso dos negros à educação e às decisões políticas, dentre outros recursos públicos de países como a África do Sul, situação que só mudou com a libertação e eleição de Nelson Mandela.

Contribuindo ainda mais para o problema, a maior parte das pessoas capacitadas eram brancos, que, em grande parte, foram embora de volta às metrópoles após as independências dos países africanos. Assim, houve um "apagão" de mão-de-obra qualificada.

Como outros motivos para a pobreza dos países africanos está o clima e muitos territórios não favoráveis à agricultura, o crescimento da população, a grande disseminação da malária e da AIDS, dentre outras doenças.

Na busca de minimizar ou modificar essa situação de pobreza não há soluções fáceis. Poderíamos imaginar que transferindo dinheiro para esses países ajudarem seus cidadãos famintos auxiliaríamos na resolução do problema. Entretanto, a corrupção de seus governantes transferiria esses recursos para uso próprio, desviando esse dinheiro para contas escondidas em paraísos fiscais, como a Suíça.

Portanto, apenas com um processo continuado de médio e longo prazo, com investimento pesado em educação, melhoria das instituições públicas, combate à corrupção, dentre outras ações necessárias, será possível melhorar o desenvolvimento econômico e diminuir os conflitos na África.


Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas , " Armas germes e Aço Conquista", e " Armas germes e aço 3/3 - Entre os Trópicos 1/4   ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
1 5 1
Ainda estou concluindo a resposta. Só mais alguns minutos. ;-D
ta bom
Pronto! ^^
obrigado :)
Por nada. Bom aprendizado! ^^