Quais são os componentes do citosol das células eucarióticas?

2
O citoplasma compreende um grande volume dentro da célula e é composto por uma substância viscosa que recebe o nome de hialoplasma ou citosol. O hialoplasma contém água e moléculas de proteínas que forma uma dispersão chamada coloide. Nele, também estão inclusos componentes como o citoesqueleto, os centríolos, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o aparelho de golgi, dentre outros.

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-09T20:51:55-03:00
O citosol é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta bolsas, canais e organelas citoplasmáticas. É constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares. 

Na periferia, o citosol é mais viscoso, tendo a consistência gelatinosa, e esta parte é chamada de ectoplasma. Na parte central da célula, o citosol tem consistência mais fluida, e é chamado de endoplasma. 

Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol, pela tradução do RNA. 

O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítimica de certos fios de proteínas presentes no citoplasma, num processo idêntico àquele que faz os músculos movimentarem-se. Os fluxos de citosol são denominados como ciclose.
1 5 1
2014-05-09T20:54:38-03:00
 os componentes são água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares.