Respostas

2014-05-09T23:42:50-03:00
Para que a pesquisa história seja possível é preciso reunir pistas, vestígios que os seres humanos do passado produziram. Portanto há aqui três exemplos:

- Fontes escritas;
Podem ser cartas, jornais, revistas, relatórios, diários etc. São  importantes para identificar informações sobre o passado. Como era o tipo de fala ou do tratavam naquela época.

- Fontes não-escritas;
Podem ser materiais, iconográficas, orais etc. Podem ser obras de arte, brinquedos, fotografias, moedas, armas etc. Move-se a identificar a cultura, como rituais e peças sagradas. 

- Interdisciplinaridade.
Muitas vezes os historiadores conseguem essas fontes com parceria profissionais de outras áreas de conhecimento. Por exemplo na Arqueologia e na Psicologia. Ajuda a entender brasões de família, identificar a grandeza de um certo reino. Como eles se organizavam, como se comunicavam etc.
2014-05-10T00:52:14-03:00
Considera-se fonte histórica tudo que permite reconstituir os acontecimentos e formas de vida do passado. As fontes podem ser materiais e imateriais. As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. Outra classificação das fontes refere-se às diretas e indiretas, sendo estas últimas os vestígios que se rastreiam em criações humanas de tipo literário, artístico etc., não especificamente ligadas ao documento histórico.