Nas palavras de Mário Sergio Cortella, "Tem coisa que eu devo, mas não quero; tem coisa que eu quero, mas não posso; tem coisa que eu posso, mas não devo. Nessas questões, vivem os chamados dilemas éticos; todas e todos, sem exceção, temos dilemas éticos, sempre, o tempo todo: devo, posso, quero?" (Coletânea Ética, Cultura e Arte, p. 17). Confira, a seguir, a explicação de Cortella sobre o vínculo que há entre ética e liberdade.

Considerando-se o conteúdo acima, bem como o artigo de onde foi extraído, marque (V) para as conclusões possíveis e (F) para as declarações incoerentes.

( ) O comportamento ético não é resultado de escolhas pessoais, mas, sim, de princípios morais coletivos que regem a cultura de cada região, de cada povo, de cada nação.
( ) A expressão "somos condenados a ser livres" sugere, ao mesmo tempo, o privilégio da liberdade e a responsabilidade de nossas escolhas, em virtude dessa liberdade, sobretudo, humana.
( ) A trilogia "Quero? Devo? Posso?" incita reflexões pertinentes a respeito de várias questões que giram em torno de dilemas éticos, por exemplo, questões da área da saúde e da ciência.
( ) A liberdade não é condição para o exercício da ética, ou seja, mesmo livre o homem pode escolher o oposto da ética.
( ) Cortella aponta restrições para a liberdade dos pássaros, tão cobiçada pelo homem, e, com essa ilustração, coloca o homem em desvantagem, apesar de sua capacidade de fazer escolhas.A sequência CORRETA é:

1-F, V, V, F, F.
2-V, F, F, V, V.
3-F, F, V, V, V.
4-V, V, V, F, F.
5-V, F, V, F, V.

2
Estava em duvida na primeira F, V, V, F, F. e na segunda V, F, F, V, V.-V, F, F, V, V alternativa porem ao verificar o comportamento ético não é resultado de escolhas pessoais e a liberdade não é condição para o exercício da ética
Desculpem - Estava em duvida na primeira F, V, V, F, F. e na segunda V, F, F, V, V. alternativa porem ao verificar o comportamento ético não é resultado de escolhas pessoais e a liberdade não é condição para o exercício da ética
Resposta A (F V V F F)
estou em dúvida em relação a primeira alternativa. O comportamento ético não é resultado de escolhas pessoais, mas, sim, de princípios morais coletivos que regem a cultura de cada região, de cada povo, de cada nação. Acho que isto é (V).
Ai fica V V V F F - Caso a primeira fique F - a resposta seria F V V F F. Alternativa A

Respostas

2014-05-10T12:08:35-03:00
A número 1 é a correta, pois o comportamento ético depende de decisões pessoais.
3 4 3
desculpa a resposta foi trocada não e para este comentário.
correto, ética depende do pessoal e pássaros são menos livres que humanos na visão do autor.
qual é a reposta correta
1-F, V, V, F, F.
gente qual a resposta certa com certeza
A melhor resposta!
2014-05-10T18:13:41-03:00
F V V F F a primeira alternativa
2 3 2