Em uma papelaria, a soma dos preços de três cadernos iguais e uma caixa de lapis de cor é R$ 33,15. o preço de um caderno é R$ 2,00 a mais que o de duas caixas de lapis de cor. Quanto custam um caderno e uma caixa de lapis de cor? Explique como você achou a resposta.

2

Respostas

2014-05-10T12:40:24-03:00
Para podermos fazer valer a relação será mais fácil dobrar a compra para termos as duas caixas de lápis:
6(2x+2) + 2x=66,3
14x=54,30
X=3,87(aproximadamente)
Caderno:2x+2=9,74(aproximada)
Caixa;3,87
A melhor resposta!
2014-05-10T12:52:38-03:00
X=caderno
y=cx de lapis
3x+y=33,15
x=2,00+2y⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒                    x=2,00+2(3,878)
substitui na equação de cima o x                    x=2,00+7,756
3(2,00+2y)+y=33,15                                       x≈9,756(valor do caderno)
6,00+6y+y=33,15
7y=33,15-6,00
7y=27,15
y=27,15÷7
y=3,878#
achamos o preço da cx de lapis ≈ 3,878
1 5 1
Obrigada!
por nada ..*-* estamos aqui para ajudar e ser ajudado então espero ter o ajudado
Ajudou sim :D