Respostas

2014-05-10T16:35:59-03:00
Você isola o x.
x= 36-y

aí você substitui o x na outra expressão: x/4 = y/5
que fica:  36- y/4 = y/5
aí você faz M.M.C
que fica 180- 5y= 4y tudo sobre 20
corta o 20, e fica só 180-5y=4y
aí fica uma equaçao de 1 grau.

só resolver
isola o Y que dá:  9y= 180
y= 20

aí substitui o valar de y
x=36-20
x=16

x=16
y=20
A melhor resposta!
2014-05-10T22:05:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
\begin{cases} \frac{x}{4}= \frac{y}{5}~~(I)\\
x+y=36  \end{cases}

Vamos isolar x na equação I e substituí-lo na equação II:

 \frac{x}{4}= \frac{y}{5}~\to~x=4* \frac{y}{5}~\to~x= \frac{4}{5}y~~(I)\\\\
x+y=36~~(II)\\\\\frac{4}{5}y+y=36\\\\
4y+(5*y)=5*36\\\\
4y+5y=180\\
9y=180\\
y=180/9\\
y=20

Descoberto y, podemos substituí-lo em uma das equações, por exemplo na equação I:

x+y=36\\
x+20=36\\
x=36-20\\
x=16

Portanto, x vale 16 e y vale 20.


Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos xD
1 5 1