João tem 2 caixas com o mesmo número de bolas. As bolas podem ser azuis, pesando 5 quilos cada uma; ou amarelas, pesando 2 quilos cada uma. Na primeira caixa, 1/15 das bolas são azuis. O peso total das bolas da segunda caixa é o dobro do peso total da primeira. Qual é a fração de bolas azuis da segunda caixa?

Obs: Preciso dos cálculos.

1

Respostas

2013-06-18T13:17:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Vamos dizer que a primeira caixa seja A e a segunda B.

 

O problema diz que A e B tem o mesmo número de bolas. E nos dá uma fração da quantidade de bolas dentro da A, dizendo que 1 bola a cada 15 são azuis e as outras 14 são amarelas, Mas não nos dá(talvez não facilmente) quantas vezes isso ocorre, então continua sendo uma estimativa. Assim podemos calcular quantos quilos tem a caixa A quando ele diz que as azuis pesam 5 e as amarelas 2, mas como continuamos não sabendo quantas vezes isso acontece, vamos dizer que acontece x vezes, então:

 

(1.5 +14.2)x
(5+28)x
33x quilos = caixa A

 

E também é dito que B é o dobro de A.

B = 2.(33x)
B=66x

 

Como eu não sei o calculo de estimativas, eu fiz na mão(um por um), subitraindo um número de kg relativos as bolas azuis e vendo se era possivel divirir o resultado por dois.
Achei as próximas de:

 

\frac{4}{23}.x\ ou\ \frac{1}{3}.x\ ou\ \frac{8}{13}.x

 

Quaisquer equivoco meu, ou até suas dúvidas, me avise no chat, por favor.

10 2 10