Uma pequena esfera metálica de massa √3 × 10⁻⁶g e eletrizada com carga - 2 μC está fixa a um fio de massa desprezível numa região onde existe um campo elétrico E e horizontal como mostra a figura. Considerando que a esfera se encontra em equilíbrio determine a intensidade do campo elétrico.

2
ok!
Vc deve usar os dados que a questão dar seno e cosseno não pode usar um dado que a questão não dar a tg....
Na verdade , você tem que conhecer no mínimo o seno , tg e cos de 30° , 45° e 60° ^^
Mas tem que conhecer também as relações fundamentais.
sim! É "fundamental " :)

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-11T12:00:30-03:00
Peso = m . g

√3 × 10⁻⁶ = √3 × 10⁻⁹ Kg


peso = √3 × 10⁻⁹ kg . ( 10 )  =  √3 × 10⁻⁸ N

força na horizontal ....

tg 30^0 =  \frac{Fx}{peso}

 \frac{ \sqrt{3} }{3}  =  \frac{Fx}{ \sqrt{3 . } 10^-^8}


Fx = 1.10^-^8 N


2 μC = 2.10⁻⁶ C


F = E . q

1.10^-^8 N = E . 2.10^-^6

E =   \frac{1.10^-^8 }{ 2.10^-^6 } = 0,5.10^-^2 = 5.10^-^3

8 4 8
2014-05-11T12:11:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Resposta

Primeiro calcula-se a força peso

m = √3 × 10⁻⁶g = √3 × 10⁻⁹ kg

P = m.g

P = √3 × 10⁻⁹.10

P = √3 × 10⁻⁸N

Nessa questão deve-se usar a seguinte relação

tg30 =  \frac{sen30}{cos30}
 
e

tg = F / P

F = q.E

tg = q.E / P

Iguala as duas

 \frac{sen30}{cos30} =  \frac{q.E}{P}

 \frac{ \frac{1}{2} }{ \frac{ \sqrt{3} }{2} }  =  \frac{2.10 ^{-6}.E }{ \sqrt{3}.10 ^{-8}  }

 \frac{2}{2 \sqrt{3} } =  \frac{2.10 ^{-6}.E }{ \sqrt{3}.10 ^{-8}  }

Racionaliza o denominador fica

 \frac{4 \sqrt{3} }{12}  =  \frac{2.10 ^{-6}E }{ \sqrt{3}.10 ^{-8}  }

4.3.10⁻⁸ = 24.10⁻⁶E

24.10⁻⁶E = 12.10⁻⁸

E = 12.10⁻⁸ /24.10⁻⁶

E = 0,5.10⁻⁸.10⁶

E = 5.10⁻³ N/C


4 5 4