Respostas

A melhor resposta!
2014-05-11T13:06:37-03:00
Não tem crase :)

Quer ter certeza? Então, substitua o subst. feminino por outro masculino, de mesma função. Se aparecer AO em lugar de A, a crase é necessária (significa que um A é preposição e o outro A é artigo).
Exemplos: 
Foi à praia.
Foi ao parque.
Respondeu às questões formuladas.
Respondeu aos itens formulados.

Antes de nomes de localidade que admitem artigo ou que estão determinadas.
Ex: O chefe foi à Europa.
Para isso é só colocar a preposição A por PARA, DE ou EM. 
Se resultar PARA A, DA ou NA, usa-se crase. Se resultar apenas PARA A, DA ou NA, usa-se crase. Se der apenas PARA, DE ou EM, não se usa crase, pois ali so te preposição.
EX: O chefe foi à Europa
O chefe foi para a Europa.

Antes da palavra hora, determinada ou subentendida.
Ex: Saí às seis da tarde e voltei às duas horas da manhã.

Antes de locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas, cujo nucleo é uma palavra feminina.
Ex: 
Andava às pressas.
Saiu à tarde.
Saem à medida que terminam a tarefa.

Obs: Não se usa crase em palavras repetidas Ex. Viram-se cara a cara.

Proibido o uso: Antes de palavra masculina, antes de verbo, antes de artigo indefinido, antes de expressões de tratamento, antes de pronomes pessoais, demonstrativos, indefinidos, quando A estiver no singular e a palavra seguinte no plural e quando o A estiver precedido de preposição.


1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-05-11T15:30:59-03:00
Apesar de ser uma palavra feminina,não haverá o sinal indicativo de crase,pois se trocarmos a palavra "calma" por um substantivo masculino de mesmo valor,por exemplo,"Mantenho o silêncio",e no lugar do ficar o,não haverá crase,mas se ficar ao,ai sim,a crase vai existir.