Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-18T14:21:14-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Vamos lá, é só resolver por simples regra de três. Se inicialmente as tarifas eram de R$3,50 e passaram a ser R$5,00, em valor numerico aumentou R$1,50. Portanto, temos que saber qual porcentagem representa esse valor que subiu.

 

\underline{pre\c{c}o} \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \underline{porcentagem} \\ 3,50 \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ 100 \\ 1,50 \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ x \\\\ 350x = 15000 \\\\ x = \frac{15000}{350} \\\\ \boxed{x = \ \approx 43\%}

 

\boxed{\boxed{Alternativa \ A}}

3 5 3
2013-06-18T14:23:25-03:00

Resolva por regra de 3:

 

3,5 = 100%

    5 = ?

Então você multiplica crusado.

 

Você resolve assim:

5x100 = 500

 

Então pega os 500 e divide por 3,5, ai você terá o resultado do percentual total.

 

500/3,5 = 142,857% (aproximadamente)

 

Como você considerou que 3,5 erá 100%, então 5 reais será 142,857%, mas como você quer saber o percentual de aumento, você pega o resultado e subtrai 100%, assim você terá o % do aumento.

 

142,857% - 100% = 42,857%

 

Logo a resposta é (A), pois e muito comum o método de arredondamento.

 

1 5 1