Respostas

A melhor resposta!
2014-05-11T13:49:55-03:00
A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. 

Entretanto, apesar de a queda de Constantinopla ser o evento mais aceito, não é o único. Tem sido propostas outras datas para o início deste período, como a Conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415, a viagem de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492 ou a viagem à Índia de Vasco da Gama em 1498. 

Algumas correntes historiográficas anglo-saxónicas preferem trabalhar com o conceito de "Tempos Modernos", entendido como um período não acabado, introduzindo nele subdivisões entre Early Modern Times (mais antiga) e Later Modern Times (mais recente), ou então procedem a uma divisão entre sociedades pré-industriais e sociedades industriais. A noção de "Idade Moderna" tende a ser desvalorizada pela historiografia marxista, que prolonga a Idade Média até ao advento das Revoluções Liberais e ao fim do regime senhorial na Europa, devido a ampla ação das Cruzadas, que expandiram o comércio na Europa. 

A dificuldade da delimitação cronológica do período se deve, principalmente, às divergências de interpretação quanto à origem e evolução do sistema capitalista. Contudo, o período histórico que vai do século XV ao XVIII é, genericamente percebido com um "período de transição". 

A época moderna pode ser considerada, exatamente, como uma época de "revolução social" cuja base consiste na "substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista". 

O Renascimento Comercial que vinha ocorrendo desde a baixa Idade Média (séculos XI, XII e XIII), apresentava o seguinte quadro: 

no Mediterrâneo: fazia-se a ligação entre a Europa e Oriente envolvendo as cidades italianas e os árabes. 
no Norte da Europa: ligando o mar do Norte ao mar Báltico, predominavam os comerciantes alemães. 
no Litoral Atlântico da Europa: através da navegação de cabotagem, ligava-se o mar do Norte ao Mediterrâneo. 
no Interior do Continente Europeu: predominam antigas rotas terrestres. 

As feiras, as Cruzadas e o surgimento dos Burgos, ao longo da Idade Média, eram sinais, também, de que o comércio renascia. 

A partir do século XV o comércio cresceu extraordinariamente, fruto, naturalmente, de modificações ocorridas no interior das sociedades feudais européias (aumento da população, crescimento das cidades, desenvolvimento das manufaturas, etc). 

Esta época pode-se caracterizar por um desanuviamento da "trilogia negra" - fomes, pestes e guerras - criando condições propícias às descobertas marítimas e ao encontro de povos.
1 5 1
2014-05-11T13:50:50-03:00
 A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII. Seu início, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiados; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.
 Dentre os principais acontecimentos da Idade Moderna pode-se citar: As Grandes Navegações;O Renascimento;A Reforma Religiosa;O Absolutismo;O Iluminismo;Início da Revolução Francesa. Essa faseantecedeu a Idade Contemporânea e sucedeu a Idade Média, período em que os campos científicos pouco avançaram e a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas. Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período.