Respostas

2014-05-11T21:35:09-03:00
 homem é um ser social, histórico e político. Só podemos compreendê-lo bem se tivermos sempre presente essa sua condição essencial. Mesmo quando estudamos o desenvolvimento do homem como indivíduo isolado, não é possível despregá-lo da complexa rode de relações que se estabelecem entre o indivíduo e a sociedade.
A sociedade é uma construção do homem, realizada através das objetivações humanas, do trabalho, enfim, das ações humanas realizadas sobre a natureza no sentido de transformá-la para suprir necessidades básicas, materiais e espirituais. Interessante atentar para o fato que não existe realidade social que não tenha sido tocada pela "humanidade do homem". Essa sociedade, por sua vez, atua sobre o próprio homem, constituindo-o, modificando-o, transformando-o. Assim, o homem constrói e é construído, cria e é recriado no curso de relações sociais estabelecidas historicamente.
Quando pensamos em um indivíduo, Pedro, Maria, Cristina ou João, não podemos representá-Io como um indivíduo único, isolado, independente de suas condições objetivas, materiais, sociais e culturais.A subjetividade de cada indivíduo, o que ó próprio de cada sujeito, suas características pessoais, seu jeito de ser e de agir, tudo isso não é uma dimensão absolutamente própria de cada pessoa, como somos muitas vezes levados a supor. A subjetividade do indivíduo é construída e reconstruída no jogo das relações sociais e, assim, indivíduo e sociedade'', constituirão uma mesma realidade, da qual o indivíduo é uma expressão mais particular e a sociedade é uma expressão mais geral de uma mesma realidade.