Quais são as diferenças entre o discurso mitico e o filosofico ?

2
Talvez seja na diferença em relação ao pensamento mítico que vejamos como a filosofia de origem européia, na sua meta de buscar explicadores menos misteriosos do que as coisas explicadas, tenha levado ao desenvolvimento da ciência contemporânea. Desde o ínicio, isto é, desde os pré-socráticos vemos a semente da meta cartesiana de controlar a natureza.
No plano estritamente filosófico, interessa-nos, sobretudo, a descoberta (ou invenção) de um instrumento que lhe iria permitir acelerar o desenvolvimento do processo de conhecimento da realidade por via da conservação das descobertas transmitidas de geração em geração: a palavra, a linguagem.



espero que te ajude

Respostas

2014-05-12T14:17:59-03:00
Discurso mitico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos da realidade em que vive

discurso filosofico é uma forma de pensar que o mundo se utilizava até então, de buscar respostas pro mundo em que vivem no mito e passa então a elaborar o pensamento da forma como temos hoje de uma maneira mais racional
3 4 3
2014-05-12T14:19:13-03:00
Discurso mítico –— relata acontecimentos, ações e histórias dos deuses, relações estabelecidas entre estes entes e o mundo, explicando também as origens de elementos constituintes deste universo. 

Discurso filosófico — relata sobretudo, a descoberta (ou invenção) de um instrumento que lhe iria permitir acelerar o desenvolvimento do processo de conhecimento da realidade por via da conservação das descobertas transmitidas de geração em geração: a palavra, a linguagem.
1 5 1