Respostas

A melhor resposta!
2013-06-18T20:12:57-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A Revolução Francesa é um marco na compreensão do mundo atual. Nesse sentido, havia uma estrutura social no qual a maior parte da população pagava impostos altíssimos sem obter retorno quanto à qualidade de vida, tais como segurança, escolas ou outros serviços públicos.

 

Semelhante ao Brasil, no qual a capital se mudou do Rio de Janeiro para Brasília, longe do povo, os nobres e a família real francesa vivia na opulência no Palácio de Versalhes, no qual a rainha gastava o dinheiro do povo comprando jóias caras e fazendo estranhos desfiles de cabelos em forma de navios, enquanto a população morria de fome em Paris.

 

Ao mesmo tempo, a população que passava a maior parte da vida comendo apenas pão, enfrentou um período de colheitas péssimas, de modo que sequer pão havia para comer.

 

Indiferentes a isso, os nobres e a família real contribuíram para um aumento da pobreza ao  oferecer dinheiro para que os EUA lutassem pela independência, de modo que a situação ficou ainda pior.

 

Além dsso, os comerciantes ou burgueses, mesmo ricos, eram tratados com descaso e humilhações por parte dos nobres e da família real, tendo, inclusive, seus bens retirados e forçados a pagar impostos caríssimos, que praticamente levavam quase tudo o que eles tinham.

 

Desse modo, tal como ocorre na primavera árabe, a fome e o alto preço dos alimentos, aliado à falta de preocupação governamental, bem como ao desejo dos burgueses em não serem sempre cidadãos de segunda e pudessem diminuir os impostos altos que lhes eram cobrados, fez com que a maior parte da população atacasse os nobres, as igrejas, bem como apoiassem a declaração universal dos direitos humanos, a qual limitava os poderes dos nobres, reis, e políticos.

 

Com a tentativa de fuga da família real francesa e a captura deles, o rei e a rainha foram condenados à morte por guilhotina. E o lema da França continua sendo até hoje o que era gritado nas ruas à época da Revolução Francesa: Liberté, Egalité, Fraternité (ou seja Liberdade, Igualdade, e Fraternidade).

 

Foi uma dura conquista, com milhares de mortes, medo, e dúvidas, mas esse evento foi central para a construção da democracia, da cidadania, do direito, e da vida em sociedade tal como conhecemos hoje.

5 4 5