1. Identifique as figuras de linguagem presentes nos textos:

A) ''Os jardins têm vida e morte''.

B) ''A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças''.

C) '' Querida, ao pé do leito derradeiro.
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro''.

D) '' A lua
Tal qual a dona de um bordel
pedia a cada estrela fria
um brilho de aluguel.

E) '' Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho eu vou ficar''

F) '' Meu coração tropical partirá esse gelo".

G) '' Meu pensamento é como um rio subterrâneo''.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-12T16:47:27-03:00
A) Antítese (contraposição de ideias contrárias; ex.: vida e morte).
B) Ironia (inversão dos sentidos; dizer as coisas "ao contrário" do que se pretende).
C) Eufemismo (substituição de palavra ou expressão rude por outra mais "suave"; ex.: bateu as botas = morreu).
D) Prosopopeia (atribuição de características humanas a seres inanimados)
E) Metonímia (neste caso, foi usada para referir-se ao sinal pela coisa significada; ex.: "as pedras" = as dificuldades)
F) Metáfora (conotação; "modo de dizer"; emprego de uma palavra em um sentido que não lhe é comum; ex.: no caso, "gelo" foi empregado para representar uma quietude, silêncio).
G) Comparação (auto-explicativa, né? Dispensa comentários... Haha').


Espero ter ajudado. :)
2 5 2
2014-05-12T20:29:01-03:00
Fcghvbethhctdgvhduyveujthtevjetubjryubkuy etu jetutud jur ttujerjur