Max Weber utilizou o contexto de ação social para explicar a relação do individuo com a sociedade . Explique os três tipos de Ação Social definidos pelo autor .

1
A Ação Social e o Método Compreensivo são definidos por Weber a partir de uma crítica ao positivismo e segundo ele, o indivíduo é parte fundamental para a análise de qualquer sociedade. A grande preocupação metodológica de Weber foi afastar o conceito de Ciências Sociais das Naturais, contrapondo assim os positivistas, que tornavam a sociologia próxima de uma ciência, como a biologia por exemplo.
Outra resposta: Ele usa metodologias próprias - método compreensivo para as ações sociais – quer compreender seu aspecto profundo - e fala de tipos ideais que representam esquemas conceituais – Separação Metodológica- Ele lança mão dos tipos ideais como esquema conceitual. E esta defesa de tipos ideais e esquema conceitual e que é a partir disto se faz comparações com fatos concretos. Neutralidade axiológica ( tudo aquilo que se refere a uma sociedade) como imperativo da pesquisa cientifica.

Respostas

2014-05-12T22:06:25-03:00
Bom , na verdade sao 4 tipos basicos de açao social :

Açao tradicional : Açao determinada por um costume ou habito.

Açao afetiva : Açao determinada por afetos os estados sentimentais.

Açao racional com relaçao a valores : Açao determinada pela crença consciente num valos considerado impostante , independente do exito desse valor na realidade.

Açao racional com relaçao a fins : Açao determinada pelo calculo racional que coloca fins e organiza os meios necessarios.