Que princípios da física esclarece o motivo pelo qual o seguinte fato?
a cabeça de um motorista é forçada para trás quando seu carro sofre uma colisão traseira originando o "efeito chicote "- em que a cabeça é forçada para trás e, logo a seguir, volta rapidamente para frente justifique a resposta.

2

Respostas

2014-05-12T23:09:38-03:00
É o principio da inércia que diz que, na ausência de forças, um corpo encontra-se em movimento retilíneo e uniforme(MRU) ou em repouso.
Aplicando-se a esse corpo uma força, ele tende a alterar o seu estado de movimento ou de repouso. Portanto, é o princípio da INÈRCIA o responsável pela mudança no estado de movimento ou repouso de um corpo. 
1 4 1
2014-05-12T23:27:54-03:00
Se o motorista estava parado, logo, quando o seu carro sofre de uma colisão traseira, o carro é levado para frente (lei da conservação do momento), porem a cabeça do motorista não esta "presa" ao carro (inércia) e logo não vai sofrer do mesmo efeito, logo, se o carro está indo pra frente, e a cabeça do motorista está parado, então é como se a cabeça estivesse se mexendo para trás em relação ao carro, levando a cabeça para trás. mas depois desse efeito, a cabeça bate no banco e uma força (a normal, mas note que também depende da elasticidade do banco e da cabeça) começa a atuar, mesmo que por um breve periodo de tempo, sobre a cabeça, mudando, assim, o seu momento (F*t=dP), acelerando a cabeça para frente.