Explique o que eram clientelismo e voto de cabresto no contexto da primeira república.

2
Clientelismo: Prestação ou recebimento de favores políticos de natureza eleitoral, em troca de benefícios pessoais ou de um grupo.

Voto de cabresto: Ocorria na Oligarquia da República Velha. Os eleitores eram pessoas que deviam favores a políticos - coronéis da época - ; o voto era vigiado por esses indivíduos para se ter a certeza
de que os eleitores votariam mesmo em seu e/ou seus candidatos.
Voto a cabresto:

Respostas

2014-05-13T14:11:47-03:00
O voto de cabresto e aquele bem conhecido da república velha onde o coronel que mandava em algumas cidades no interior do pais . O coronel meio que obrigava o povo a votar e a população a maioria era analfabeta e não entendiam de política e também  a maioria dos políticos da época precisavam de votos. Eles prometiam melhorias para essas pessoas pobres e no dia da eleição mandavam capangas para verem o procedimento deles.. e clientelismo era essa relação entre população e Coronel..  
3 5 3
2014-05-13T14:13:49-03:00
O clientelismo é uma troca de favores por exemplo: Você recebe um favor de algum que detém poder político e em troca você apoia incondicionalmente aquele que lhe fez o favor ou a quem ele quiser.

Já o voto de cabresto também era uma "troca de favores" mas, os coronéis de fazendas usavam os eleitores para votarem no candidato que quisesse oferecendo a eles favores, como emprego na fazenda ou na cidade, roupas ou materiais para construir uma casa.
5 5 5