Respostas

2014-05-13T18:02:33-03:00
Entre os principais elementos climáticos que, determinam os climas brasileiros, estão a pressão atmosférica (ventos), as temperaturas e a umidade (chuvas). Porém, a atuação das massas de ar é o principal elemento que explica as diferenças no tempo e no clima do Brasil. 

As massas de ar constituem o principal elemento determinante dos climas brasileiros porque podem mudar bruscamente o tempo nas áreas onde atuam. 
O Brasil sofre a influencia de praticamente todas as massas de ar que aluam na América do Sul, exceto as que têm origem no oceano Pacífico (oeste), 
cuja influência é limitada pela cordilheira dos Andes, que barra a sua passagem para o interior do continente. 
Por ter 92% de seu território na íona tropical e estar localizado no hemisfério sul, onde as massas líquidas (oceanos e mares) ocupam maior espaço do que 
as massas sólidas (terras), o Brasil é influenciado predominantemente pelas massas de ar quente e úmido. 

Massa equatorial continental (mEc} 

Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e. muitos rios, a mEc é uma massa de ar quente, úmido e instável. E a que exerce maior influência no Brasil: atinge todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas, Na Amazônia, as elevadas temperaturas e as altas taxas de umidade, decorrentes da atuação dessa massa de ar, são responsáveis pêlos elevados índices pluviométricos da região. No inverno, a mEc recua e sua ação fica restrita à Amazônia ocidental. 

Latitude 
Esse fator influência os climas no Brasil porque o território brasileiro apresenta quase 40º de variação latitudinal. 
Nas altas latitudes, as temperaturas são mais baixas e as amplitudes térmicas são maiores. 
As cidades mais próximas do Equador (região Norte) têm amplitudes térmicas menores e temperaturas mais altas do que as cidades do Sul e do Sudeste em virtude das diferenças de latitude existente entre elas. 

Correntes marítimas 
O Brasil sofre influência de duas correntes marítimas quentes: a corrente do Brasil (no sentido sul) e a corrente das Guianas (no sentido norte), que contribuem para a existência de climas quentes. 

Altitude 
Lembre-se de que, quanto maior a altitude, mais frio será, Mas somente a altitude, isolada de outros fatores, não determina os climas no Brasil, porque mais de 95% do relevo brasileiro está a menos de l 200 m de altitude. Campos do Jordão, em São Paulo, e as serras gaúchas e catarinenses, com altitudes acima de l 200 m, são exceções.A tabela l ilustra diferentes médias térmicas anuais registradas em algumas cidades brasileiras e suas altitudes. 

Contínentalidade 
Vimos que, quanto menor a distância cm relação ao mar, menor é a amplitude térmica de uma cidade, porque a proximidade do mar torna as temperaturas mais estáveis. Por exemplo, a cidade de Santos, em São Paulo, possui menor amplitude térmica do que as cidades df Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, localizadas no interior do território brasileiro. 
3 4 3