Respostas

2014-05-13T19:03:38-03:00
O adjunto adverbial e o  que se refere ao verbo ao adjetivo e ao adverbio ... 
A melhor resposta!
2014-05-13T19:47:09-03:00
Adjunto Adnominal : É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos.
Adjunto Adverbial : Listamos abaixo algumas circunstâncias que o adjunto adverbial pode exprimir. Não deixe de observar os exemplos.

Acréscimo

Por Exemplo:

Além da tristeza, sentia profundo cansaço.
Afirmação

Por Exemplo:

Sim, realmente irei partir.
Ele irá com certeza.
Assunto

Por Exemplo:

Falávamos sobre futebol. (ou de futebol, ou a respeito de futebol).
Causa

Por Exemplo:

Com o calor, o poço secou.
Não comentamos nada por discrição.
O menor trabalha por necessidade.
Companhia

Por Exemplo:

Fui ao cinema com sua prima.
Com quem você saiu?
Sempre contigo irei estar.
Concessão

Por Exemplo:

Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
Condição

Por Exemplo:

Sem minha autorização, você não irá.
Sem erros, não há acertos.
Conformidade

Por Exemplo:
Fez tudo conforme o combinado. (ou segundo o combinado)

Dúvida

Por Exemplo:

Talvez seja melhor irmos mais tarde.
Porventura, encontrariam a solução da crise?
Quiçá acertemos desta vez.
Fim, finalidade

Por Exemplo:

Ela vive para o amor.
Daniel estudou para o exame.
Trabalho para o meu sustento.
Viajei a negócio.
Frequência

Por Exemplo:

Sempre aparecia por lá.
Havia reuniões todos os dias.
Instrumento

Por Exemplo:

Rodrigo fez o corte com a faca.
O artista criava seus desenhos a lápis.
Intensidade

Por Exemplo:

A atleta corria bastante.
O remédio é muito caro.
Limite

Por Exemplo:

A menina andava correndo do quarto à sala.
Lugar

Por Exemplo:

Nasci em Porto Alegre.
Estou em casa.
Vive nas montanhas.
Viajou para o litoral.
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)
Matéria

Por Exemplo:

Compunha-se de substâncias estranhas.
Era feito de aço.
Meio

Por Exemplo:

Fui de avião.
Viajei de trem.
Enriqueceram mediante fraude.
Modo

Por Exemplo:

Foram recrutados a dedo.
Fiquem à vontade.
Esperava tranquilamente o momento decisivo.
Negação

Por Exemplo:

Não há erros em seu trabalho.
Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.
Preço

Por Exemplo:

As casas estão sendo vendidas a preços muito altos.
Substituição ou troca

Por Exemplo:

Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.
Tempo

Por Exemplo:

O escritório permanece aberto das 8h às 18h.
Beto e Mara se casarão em junho.
1 5 1