Respostas

2014-05-13T19:37:21-03:00
Realismo : Visão biológica do Homem. Principal representante do Realismo: Machado de Assis. Obras: -Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- Quincas Borda
- Dom Casmurro
- Esaú e Jacó 
- Memorial de Aires.

Naturalismo : Visão Patológica. Principal representante do Naturalismo: Aluísio Azevedo. Obras Romances: - O Mulato             - O cortiço            - Casa de Pensão.

A melhor resposta!
2014-05-13T19:44:50-03:00
Realismo:
- Forte influência da literatura de Gustave Flaubert( França)
-Romance documental,apoiado na observação e na analise 
- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita ''de dentro para fora'', por meio de analise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar.
-Volta-se para psicologia, concentrando mais no indivíduo
-As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social 
-O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.

Naturalismo:
-Forte influência da literatura de Émilie Zola( França)
-Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica
-A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre ''de fora para dentro'', os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimentos
-Volta-se para biologia e patologia, centrando-se mais no social
-As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas
-O tratamento dos temas com base de visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literalmente os textos.
1 5 1