O trabalho
O trabalho [labor] é apresentado como sendo a “atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujo crescimento espontâneo, metabolismo, e eventual declínio estão ligados às necessidades vitais produzidas pelo trabalho para alimentar o processo da vida. A condição humana do trabalho é a própria vida” (A condição humana). Ao contrário, o trabalho [obra] ou a fabricação é a “atividade que corresponde à não naturalidade [ao artificialismo] da existência humana, que não está incrustada no sempre-recorrente ciclo vital da espécie e cuja mortalidade não é compensada por este ciclo” (A condição humana). Para Arendt a obra, “produz um mundo artificial”.
Diante desta questão pensemos no trabalho do professor:
O professor educador tem no conhecimento seu capital cultural que é inalienável. Isto quer dizer que o conhecimento que vocês estão construindo, fundamentado na teoria, ciência e técnica educativa, não pode ser moeda de escambo, permuta, troca para acomodar meios que destoam com o fim educacional que é a formação do homem em sua totalidade.
As questões apresentadas dizem que o trabalho como labor corresponde ao processo da vida, enquanto o trabalho obra, deriva da produção artificial. Neste sentido, o trabalho alienado é o não comprometimento com uma educação para a liberdade, liberdade que é condição de promoção para a autonomia; é a ausência da visão crítica e reflexiva sobre a educação como transformadora da realidade que o impede de construir uma cosmovisão.

Diga se a questão é verdadeira ou falsa.

Verdadeira.
Falsa.

1

Respostas

2014-05-14T14:05:12-03:00
A resposta correta é VERDADEIRA