Respostas

2014-05-14T00:06:24-03:00
Rutherford : no seu experimento a intençao era direcionar particulas de carga positiva sobre uma lamina fina de ouro, o esperado era q todas as particulas atravessassem a lamina em linha reta, mas nao foi isso q aconteceu, ocorreu um desvio das particulas pq quando elas atingiam o nucleo  dos atomos ele repelia as particulas por todas serem positivas, com isso ele desenvolveu seu modelo atomico.

Bohr : ele propos q os eletrons percorrecem orbitas circulares ao redor de um nucleo do atomo, cada orbita percorrida seria um nivel de energia, q teria uma determinada quantidade maxima de eletrons. quanto mais proximo do nucleo fosse esse nivel, mais seria sua energia e vice-versa.
1 5 1
2014-05-14T00:13:41-03:00
O modelo de rutherford era aquele modelo planetário, com um núcleo positivo e elétrons negativos que circulavam o núcleo. ele descobriu isso a partir de uma experiência com partículas alfa(positivas) em uma lâmina de ouro, ele viu que a maioria das partículas passavam livremente, algumas desviavam e poucas batiam e voltavam.Com isso ele percebeu que os atômos tinham um núcleo de volume muito pequeno em relação a eletrosfera, mais a maça estava principalmente nele. Mas esse modelo tinha 2 importantes problemas(falhas),1° se o núcleo é positivo, essas molécolas iriam se repelir, 2° se a eletrosfera era negativa e estava circulando o núcleo ela iria ser atraida por ele. Então veio o modelo de borh, que falava sobre os nêutrons que estabilizariam o núcleo, e as camadas de energia(K,L,M,N,O,P E Q) que determinaria a quantidade máxima de elétrons,  que resolveriam esses dois problemas. espero ter ajudado ^^