Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-14T10:00:46-03:00
O tipo de Ligação vai ser : metal-metal
5 3 5
A melhor resposta!
2014-05-14T10:04:26-03:00

Vamos fazer a distribuição eletrônica dos dois átomos.(não recomendo pegar direto da tabela, pois em uma prova ou em um vestibular, você não terá acesso a uma). 

X (Z = 9) - 1s2 2s2 2p5 
Y (Z = 17) - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 

X: termina em 2p5, então: 

- pertence ao grupo 17 ou antiga família VII A, logo é um halogênio; 
- a carga de seu íon é 1-; 
- é um não metal. 

Y: termina em 3p5, então: 

- pertence ao grupo 17 ou antiga família VII A, logo também é um halogênio; 
- a carga de seu íon é 1-; 
- é um não metal. 

Se ambos são não metais, há ligação covalente. 

Se tiver dúvidas sobre distribuição eletrônica ou alguma coisa desse exercício, é só me avisar. 
espero te ajudado

2 5 2