A imagem de um objeto forma-se o 40cm de um espelho concavo com distancia focal de 30cm.a imagem formado situa-se sobre o eixo principal,e real,invertida,e tem 3cm de altura.determine
a)a posição do objeto
b)a altura do objeto
c)o raio de curvatura no espelho
d)o esquema (desenho) que representa a situação descrita no problema

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-14T12:03:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A) 1/f=1/p+1/p'
1/30=1/p+1/40
1/30=40+p/40p
40p=30(40+p)
40p=1200+30p
40p-30p=1200
10p=1200
p=120cm

b) A=I/O ou A=p/p'
A=120/40 A=3

3=I/3  I=9cm

c) f=r/2
30=r/2
r=60

Sendo que. f é o foco
p- distancia objeto
p'- distancia imagem
A- aumento linear transversal
I- altura objeto
O- altura imagem

Acho que é assim, bjoosss

2 5 2
2014-05-14T13:41:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A)
 \frac{1}{f} = \frac{1}{p} +  \frac{1}{p'}  =>  \frac{1}{30} =  \frac{1}{p} +  \frac{1}{40}  =>  \frac{1}{30} =  \frac{40}{1} +  \frac{p}{40p}  \\  \\ 40p = 30(p+40) => 40p = 1200 + 30p => 40p -30p = 1200 \\  \\ 10p = 1200 => p =  \frac{1200}{10}  => p = 120 cm


b) 
A=  \frac{p}{p'} =>  A =  \frac{120}{40}  => A= 3    \\  \\  

3 = \frac{i}{3} => i = 9 cm


c)
f =  \frac{r}{2}  => 30 =  \frac{r}{2}  => r= 60

1 5 1