Respostas

A melhor resposta!
2014-05-14T11:33:58-03:00
Desvantagens do uso dos biocombustíveis- Consome grande quantidade de energia para a produção;- Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);- Redução da biodiversidade;- As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;- Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis;- Possibilidade de redução da produção de alimentos em detrimento do aumento da produção de biocombustíveis, o que pode contribuir para aumento da fome no mundo e o encarecimento dos alimentos;- Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada);Vantagens de uso dos biocombustíveis- Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);- No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção debiocombustíveis;- Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);- Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);- O biodiesel substitui bem o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;- Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção debiocombustível);- Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.

2 3 2
2014-05-14T11:37:33-03:00
Benefícios - O uso polui menos que os combustíveis fósseis; é renovável; têm a possibilidade de gerar empregos.

Malefícios - Estimula a concentração de terras (latifúndios); estimula a monocultura (cultivo de um gênero agrícola); estimula profunda desigualdade social no campo.
2 3 2