Respostas

2013-06-19T20:30:46-03:00

A mineração a céu aberto gera diversos impactos ao meio ambiente.

Destrói completamente as áreas da jazida, as bacias de rejeito e as áreas utilizadas para o depósito estéril. Tais impactos provocam danos e desequilíbrios no ciclo da água, no solo, no ar, no subsolo e na paisagem em geral, e são perceptíveis por toda a população, visto que as áreas destruídas jamais voltarão a ser como eram.

Os impactos causados podem ser intensos e extensos. Por exemplo, quanto à intensidade, o impacto da mineração de argila depende da topografia original da área, da característica e do volume de material que foi extraído da jazida, do método usado para a extração, do quanto foi aproveitado, etc. Enquanto à extensão, destaca-se a erosão do material da superfície por ação das águas da chuva, que causam a poluição dos recursos hídricos, refletindo assim diretamente na bacia onde a mina se localiza. Esses impactos, além de prejudicarem os proprietários, afetam também todo o ambiente circunvizinho.

Os danos também podem ser de ordem direta e indireta. Os diretos modificam as características físicas, químicas e biológicas do ambiente, que originam um forte impacto visual, já que a fauna, a flora, o relevo e o solo são completamente transformados. Os indiretos proporcionam mudanças na diversidade das espécies, no ciclo natural dos nutrientes, instabilidade no ecossistema, alterações no nível do lençol freático e no volume de água encontrado na superfície. As alterações na topografia podem causar mudanças na direção das águas de escoamento superficial, fazendo com que áreas que anteriormente eram atingidas pela erosão tornem-se áreas de deposição e vice-versa. Contaminações com produtos químicos no solo decorrentes do derramamento de óleos e graxas das máquinas que são operadas na área também ocorrem com grande freqüência.

1 2 1
2013-06-19T20:36:09-03:00

existem tres aspectos muito importantes para ser analisado 

primeiro é:  a mineração acaba contaminado o solo , pelos seus longos buracos alem de causar rachaduras em casas que ficam perto da mineradora,

segundo:  o consumo de agua que é usado chega ser descomunhal para as necessidades que são usadas , alem de poluir os rios com mercurio , que é o material que ´se usa para descobrir se há ouro nos minerais.

terceiro ; o desmatamento de grandes areas , deixando muitos animais sem o seu abitat natural , alem de arruinar com o solo , podendo mudar até o clima da micro região.

1 5 1