O hormônio liberador gonadotrofina é secretado pelo hipotálamo de maneira pulsátil, estimulando assim a hipófise a secretar hormônio luteinizante e também o hormônio folículo estimulante. Assim as gonadotrofinas causam a folicologênese e também a secreção de outros hormônios pelos ovários. E entre estes tem a progesterona e o estradiol que ajudam no papel de saída do fluxo. (...)
(...) O ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia da menstruação e mas mesmo assim pode ter muitas variações, sendo de 21 a 35 dias, e num fluxo de 2até 7 dias. Com o passar da idade estes dias podem diminuir e podem tornar-se mais regularizados. Num ciclo menstrual normal o tempo entre uma menstruação e outra é mais ou menos o mesmo, mas você poderá ter cólica ou não, ter um fluxo intenso ou mais leve, e pode ficar menstruada mais ou menos dias, então, isso quer dizer que uma (...)
(...) variação de dias de vez em quando também não quer dizer que não seja normal, uma vez que muitos fatores podem influenciar, desde o stress ou ansiedade.

- Espero ter ajudado

Respostas

2014-05-14T21:15:38-03:00
Em geral, nos primeiros e últimos dias do período menstrual o sangue normalmente pode ser mais marrom, como uma borra de café. No final, principalmente, a coloração tende a ser mais escura, um tom vinho. No meio do período, costuma ser vermelho vivo e se sair em grande quantidade, podem aparecer coágulos. 
Um ciclo menstrual adulto médio dura normalmente 28 dias, variando de 24 a 35 dias. O sangramento em si dura em média de 4 a 6 dias. A perda média de sangue durante cada período menstrual é de 30 ml, o limite superior do normal é de 80 ml, mas isso é extremamente difícil de medir, como podem imaginar. O ideal é ficar atento caso haja uma quantidade exagerada de sangue, por exemplo. Nesse caso, menstruações muito abundantes podem causar anemia, já que há uma grande perda de sangue.