Respostas

2014-05-14T23:39:04-03:00
Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê ( Célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses. Esse processo é de muita importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as céuluas perdidas, como por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.
- a divisão da divisão : A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja,  com o numero total de cromossomos da espécie que nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.
O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, são elas : PRÓFASE; METÁFASE; ANÁFASE; TELÓFASE.
Na Prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina ( material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca ( membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.
....

Continuação no site : educacao.uol.com/disciplinas/biologia/mitose-e-meiose-os-dois-processos-de-divisao-celular.htm 
1 1 1