Pode me ajudar nisso Exercícios sobre colocação pronominal Leia a tira para responder às questões 1 e 2. 1. No primeiro quadrinho da tira, a colocação pronominal está em desacordo com a variedade padrão, explique em que consiste esse desacordo. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 2. Reescreva a frase, colocando o pronome de acordo com a variedade padrão. _______________________________________________________________________________________________ 3. Indique as frases em que o pronome está em desacordo com a variedade padrão. Em seguida, reescreva-as, adequando a colocação pronominal a essa variedade. a) Nunca soubemos quem roubava-nos __________________________________________________________________________________________ b) Pouco se sabe sobre esse caso. __________________________________________________________________________________________ c) Que Deus acompanhe-te. __________________________________________________________________________________________ d) Agora, se ajeite e durma bem. __________________________________________________________________________________________ e) Agora me convenci de que me enganavam. __________________________________________________________________________________________ f) Contaria-me tudo, se eu quisesse. __________________________________________________________________________________________ g) Em se tratando de conhecimentos de arte, podemos contar com ele. _____________________________________________________________________________________________ h) Me levantei assim que chamou-me ao telefone. __________________________________________________o site onde esta td isso é esse http://www.salesianorecife.com.br/rede/public/arquivos/tarefa/20131121220248revisaocolocacaopronomin... eu preciso fazer so ate a 3 me ajudem

1
Caso você me mostre a tira ou o que está escrito na tira, eu te ajudo a responder até a 3 ou mais. Caso contrário, só posso resolver da questão 3 pra frente, pois não consigo acessar o site com o link que você deixou.
Enquanto você não me responde, vou fazendo dá questão 3 em diante.

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-15T02:32:47-03:00
Respostas da questão 3 em diante.

Letras:
 A) A colocação pronominal está empregado errado, pois o pronome relativo quem atrai o pronome oblíquo tônico "nos". O Correto seria: Nunca soubemos quem nos roubava.
B) Colocação empregada corretamente, pois o Advérbio de quantidade (pouco) atrai o pronome oblíquo "Se" (segundo as regras de gramaticais).
C) Colocação Pronominal empregada erroneamente. Pois as oração optativas (orações que exprimem desejo)  há o uso da próclise (pronome empregado antes do verbo). O Correto seria: Que Deus te acompanhe.
D) Colocação Pronominal empregada erroneamente. Pois Não se pode começar a frase com pronomes oblíquos (lembrando na frase que tem a palavra "Agora", seguida de vírgula, o que vier depois da vírgula é início de uma oração). O Correto seria: Agora, ajeite-se e durma bem.
E) Felizmente, está empregada corretamente a colocação pronominal, seguindo as mesmas regras já expostas anteriormente.
F) Colocação Pronominal empregada erroneamente. Pois o verbos empregados no futuro do pretérito ou do presente, usa-se a mesóclise. O Correto seria: Contar-me-ia tudo, se eu quisesse.
G) Felizmente, está empregada corretamente a colocação pronominal, pois o verbo está no Gerúndio, precedido de preposição, usa-se a próclise.
H) Colocação Pronominal empregada erroneamente. Em se tratando de início de frase, não se usa pronome oblíquo. O Correto seria: Levantei-me assim que chamou-me ao telefone.
12 4 12