O desenvolvimento tecnológico constitui, por vezes, um campo de batalha, ou melhor, o campo de batalha se estende para dentro dos laboratórios. Como grande parte do desenvolvimento econômico é alavancado pelo desenvolvimento tecnológico, o acesso a esse conhecimento é vital no mundo de hoje. Observe a crítica feita pelo vice-ministro russo de relações exteriores Serguei Riabkov:

Rússia acusa ocidente de ressuscitar política da ‘Cortina de Ferro’

A Rússia acusou nesta terça-feira os países ocidentais, que anunciaram novas sanções contra Moscou, de ressuscitar a política da 'Cortina de Ferro' e levar a Ucrânia, no centro da disputa, a "um beco sem saída". As sanções afetam "nossas empresas e nossos setores de alta tecnologia", declarou Serguei Riabkov, vice-ministro russo das Relações Exteriores.
"É a volta do sistema criado em 1949, quando os países ocidentais baixaram a Cortina de Ferro, cortando o fornecimento de alta tecnologia para a União Soviética e outros países", disse.
"É uma política absolutamente contraproducente, que leva a um beco sem saída a situação na Ucrânia, que já é crítica", disse outro vice-chanceler russo, Grigori Karasin.
A expressão Cortina de Ferro foi utilizada pelos ocidentais durante a Guerra Fria para denunciar a separação entre o leste e o oeste da Europa, instaurada pela União Soviética após o fim da Segunda Guerra Mundial.

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2014.

Tendo analisado o texto acima, julgue as afirmativas a seguir, em seguida responda corretamente:
I. A afirmação do vice-ministro de relações exteriores russo indica que uma nova Guerra Gria começou.
II. As sanções impostas indicam que a Rússia chegou a um “beco sem saída” não tendo mais tecnologia alguma para se sustentar sozinha.
III. A situação atual não indica uma retomada da Guerra Fria mas o agravamento das relações entre EUA e Rússia envolvendo questões políticas na Ucrânia.

Está(ão) CORRETA(S):

1

Respostas

2014-05-15T20:23:52-03:00